terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sonho de poema

Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, enfim, adeque minha saudação ao seu fuso horário.Preciso trocar essa saudação de uma vez...ou não, oraaa, leia o texto.

Eu estava ouvindo uma antiga canção do Oswaldo Montenegro, e a maravilhosa letra da obra do Sr. Montenegro, em certo ponto, dizia assim:
"Eu insisto em cantar diferente do que ouvi[...], me disseram que sonhar era ingênuo e dai? Nossa geração não quer sonhar, pois que sonhe a que há de vir".
Esta letra, foi escrita na década de 70 ou de 80, coisa em torno de 30 ou 40 anos atrás. Os versos citados, não precisam de uma profunda analise para serem compreendidos, pois é muito claro. Por sinal, há tempos os sonhos tem sido deixados de lado e a conformidade com o tedioso mundo é aplicada como norma.
Hoje, após algumas décadas da composição da poesia, somos nós a geração que sonharia, citada por Oswaldo, ou melhor, a geração idealizada por ele, que não se mostra sonhadora exatamente, ou mesmo diferente.
Grande parte das idealizações se resumem em grana e moleza, e logo a beleza de viver e conquistar morre. Discussões e intrigas por egosinhos inflados e raivas por motivos tolos nos cercam, deixando de lado o sonho a ser vivido e matando nosso tempo. Contradizendo Darwin, e mostrando que continuamos não evoluídos e com cabeças lacradas aos sonhos e a tudo que se diz onírico.
Enfim, espero que a esperança não morra, e que aos esperançosos, venha a retribuição.
Que as ambições e sonhos não sejam apenas ambições materiais, mas também ambições fraternais e humanas.
A geração atual está a dormir, mas sem sonhar, torçamos para que os sonhos visitem as cabecinhas lacradas.

Paz e Amor